...

Porque palavras não se falam... se Vomitam

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Entendendo Os Anonymous parte 2 - V de Vingança


Olá amigos, cá estou eu novamente para a segunda parte desta série de posts, quase de utilidade pública, sobre os famigerados Anonymous.
No post anterior falamos sobre Guy Fawkes, um revolucionário descontente com o "sistema" que queria mudar o rumo das coisas... que além de revolucionário, foi a grande inspiração para aquilo que será o tema do nosso post de hoje.

V de Vingança

V for Vendetta (no original) foi uma graphic novel, espécie de história em quadrinhos, criada por Allan Moore e publicada em meados de 1982 e 1983, que tinha como palco uma Inglaterra futurista e alternativa pós-guerra.
A cronologia da história começa em 1997, onde um partido totalitarista ascende ao poder após uma terrível guerra nuclear, instalando então uma ditadura, um regime fascista, assemelhando-se ao regime Nazista de Hitler, que teve uma grande parcela de "inspiração" para Moore, incluindo símbolos, cores e etc..
O regime fascista era baseado no nacionalismo (principal veia do fascismo em geral), onde se privilegiava os naturais Ingleses e heterossexuais, tentando assim padronizar toda a população da Inglaterra, onde os demais residentes, como imigrantes, homossexuais e pessoas que não seguiam os requisitos ditatoriais do regime eram expulsos do país ou mandados para campos de concentração. Dotados de total controle sobre a mídia, a política, e tudo sob forte censura, o governo totalitário moldava a opinião do povo, que temia seus governantes e se deixavam enganar. Diferentemente do regime Nazista de Hitler que caíra por terra, o regime fascista que Moore criou foi muito bem sucedido.
A história se passa no auge do regime, não tratando sobre a ascensão ao poder e sim sobre um presente onde o fascismo ja está muito bem instalado na Inglaterra, que ja é constituída quase 100% de Ingleses, sem imigrantes e com os campos de concentração ja desativados.
É nesse meio caótico que surge o Anarquista de codinome V.

Guy Fawkes, Anonymous e V.

V é um justiceiro anarquista que usa uma máscara estilizada de Guy Fawkes, referência irrefutável para criação do personagem, que busca acabar com o Estado através de ações diretas contra o mesmo, como assassinatos e ataques terroristas, as vezes até fazendo pensar se a causa de V é justa ou ele é apenas um louco... Moore deixou a dúvida no ar propositalmente para que as pessoas tirassem suas próprias conclusões.
V não tem sua identidade revelada e pouco se sabe sobre sua vida, o que se sabe é que V faz parte da minoria, inclusive tendo vivido em um campo de concentração, que acabou de forma trágica em um incêndio, inclusive queimando o corpo de V. Após a fuga do campo de concentração V vai em busca de vingança contra o sistema, visando acabar com a corrupção e a depravação do sistema, bem como despertar o senso crítico do povo e fazer com que o governo passe a temê-los.
Acho que nem preciso dizer o que o Anonymous tem a ver com isso não é mesmo?

Fiquem com trailer do filme baseado na história de Moore, que por sinal é muito bom e eu recomendo...


Assistam o trailer, complementa a história.


Muito bem, espero que tenham gostado, compreendido o texto e entendido as origens dos Anonymous e qual foram suas referências.
No próximo post vamos falar exclusivamente sobre os Anonymous, seus ideais e como você pode ser um Anônimo.



adaptado de:
http://pt.wikipedia.org/wiki/V_(personagem)
http://pt.wikipedia.org/wiki/V_for_Vendetta

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...