...

Porque palavras não se falam... se Vomitam

quarta-feira, 13 de julho de 2011

13 de Julho


Em 13 de julho de 1985, Bob Geldof e Midge Ure organizaram o Live Aid, um show simultâneo em Londres na Inglaterra e na Filadélfia nos Estados Unidos. O objetivo principal era arrecadar fundos para o fim da fome na Etiópia e contou com uma platéia de aproximadamente 82.000 pessoas no Wembley Stadium em Londres, e 99.000 pessoas no John F. Kennedy Stadium na Filadélfia. Alguns artistas se apresentaram inclusive em Sydney, Moscou e Japão. Entre as atrações estavam The Who, Status Quo, Led Zeppelin, Dire Straits, Madonna, Queen, Joan Baez, David Bowie, BB King, Mick Jagger, Sting, Scorpions, U2, Paul McCartney, Phill Collins, Eric Clapton e Black Sabbath. Nenhum concerto antes havia reunido tantos artistas famosos do passado e do presente.
O Queen abriu seu show no Wembley Stadium com "Bohemian Rapsody" levando o público ao delírio, e sob o comando do carismático Freddie Mercury fez todos baterem palmas em total sincronismo com a música "Radio Ga Ga", e cantarem juntos, verso por verso, "We Will Rock You" e "We Are The Champions". A apresentação da banda foi tão intensa e involvente que acabaria sendo eleita em uma enquete como "O Melhor Show Ao Vivo" já realizado.
A performance do U2 estabilizou a banda como um dos grupos ao vivo de mais destaque de sua geração, algo que mais tarde os transformaria em super astros.
No meio do show, Bono Vox pulou do palco para dançar com uma garota e por causa disso a banda deixou de tocar uma das músicas que iriam apresentar. Em julho de 2005, a garota que dançou com ele revelou que na verdade Bono salvou sua vida. Ela estava sendo esmagada pela multidão que se aglomerava em frente ao palco. O vocalista gesticulou freneticamente para que os seguranças a ajudassem, mas eles não entenderam, então Bono pulou do palco para ajudá-la. A cena pode ser vista no DVD do concerto durante a canção "Bad". (se preferir pule direto para 6:10).
O concerto foi transmitido ao vivo pela BBC para diversos países e abriu os olhos do mundo para a miséria no continente africano. Estima-se que 1,5 bilhão de espectadores, em mais de 100 países, tenham assistido a apresentação ao vivo.
O evento nunca foi planejado para ser lançado comercialmente, mas em novembro de 2004 a Warner Music Group lançou um DVD quádruplo do concerto para tentar dar um fim à pirataria que ja colocava em circulação vários discos e vídeos do evento.
Vinte anos depois, em 2005, Bob organizou o Live 8 como uma nova edição, com estrutura maior e shows em mais países com o objetivo de pressionar os líderes do G8 para perdoar a dívida externa dos países mais pobres e erradicar a miséria do mundo...
Desde então o dia 13 de julho passou a ser conhecido como Dia Mundial do Rock.

Parabéns Roqueiro pelo seu dia!


fonte:
adaptado de "http://pt.wikipedia.org/"

6 comentários:

  1. O clipe de "If everyone cared" do Nickelback fala sobre esse show. Enfim, parabéns pra todos nós.

    ResponderExcluir
  2. Caraca...
    Postagem foda Ricardo ;D
    Parabéns pra todos nós²

    ResponderExcluir
  3. Postagem foda! [2]

    Bem que coisas assim poderiam se repetir.

    ResponderExcluir
  4. valeu Suelen... esse é o tipo de coisa que você e pensa "cara, nasci na época errada"

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...